Bruxelas – Semana Europeia das Regiões e Cidades - Madeira, uma Região Out-of-the-box

O Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM (IDR, IP-RAM) estará representado na Semana Europeia das Regiões e Cidades, que terá lugar em Bruxelas, de 7 a 10 de outubro, com um stand e uma prova de produtos regionais, sob o conceito criativo “Madeira, uma região Out-of-the-box”.

Pretende-se dar a conhecer um conjunto de projetos, do setor agroalimentar, cofinanciados por Fundos Comunitários, que mostram a capacidade dos sectores económicos e dos agentes regionais da Madeira em conjugar tradição e inovação. Para o efeito, serão mostrados 9 pequenos filmes dedicados à produção do vinho, bolo de mel, banana, rum, rebuçados de funcho, queijo e aquacultura, bem como, à vertente da valorização do potencial humano. Os projetos em causa mereceram o cofinanciamento comunitários do Programa Madeira 14-20 [FSE e FEDER], do PRODERAM [FEADER] e do Mar 2020 [FEAMP].

O stand “Madeira, uma Região Out-of-the-box” consistirá de uma instalação criativa composta por caixas de cartão, apresentando os vários produtos e ecrãs tácteis que permitirão ao visitante conhecer a sua origem. A utilização do QR Code é outra possibilidade de interação, em que cada visitante através do seu telemóvel poderá ver os filmes e até fazer download da aplicação que foi criada (em formato Android), sendo assim possível explorar a inovação, fora-da-caixa, que a Madeira tem para oferecer.

No dia 7 de outubro a Região da Madeira irá ser anfitriã do Atlantic Tasting, onde dará a provar esses mesmos produtos aos visitantes.

A participação na Semana Europeia das Regiões e Cidades é feita em colaboração com o PO SEUR, que irá dedicar a sua exposição em exclusivo a projetos cofinanciados na Madeira no domínio da prevenção e gestão de riscos. Os beneficiários provenientes da Região, apresentarão os projetos numa sessão de debate (em formato de pitch), no dia 8 de outubro, entre as 11-12h.

Mais informação sobre a sessão:
https://europa.eu/regions-and-cities/programme/sessions/693_en

O IDR, IP-RAM, está fortemente motivado em ter uma presença com destaque neste evento de alto nível. Estamos num momento estratégico em que se discute em Bruxelas o novo período de fundos comunitários no horizonte de 2021-2027. Para a Região é importante mostrar empenho na boa aplicação dos financiamentos europeus e explicar porque é que estes recursos são fundamentais para esbater as dificuldades de uma Região Ultraperiférica.

Balcão 2020
Candidaturas Aprovadas
Regras de Comunicação
IFRRU 2020
Contactos Madeira 14-20
Linha dos Fundos