Convento de Santa Clara acolhe III Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu

No passado dia 12 de janeiro de 2024, realizou-se o III Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu, um evento que contou com a participação da equipa do Europe Direct Madeira, dos alunos e das professoras coordenadoras do projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu das Escolas Secundárias de Francisco Franco, da APEL e da Básica e Secundária de Machico. Maria João Monte, presidente do IDR, IP-RAM, destacou a relevância dos fundos europeus para o desenvolvimento da Madeira, salientando que "no Orçamento Regional para 2024, os fundos europeus representam mais do dobro das transferências do Estado português para a RAM". Facto que evidencia bem a importância da União Europeia para a região autónoma.

Durante o encontro, após uma sessão de trabalho em grupos, os jovens embaixadores apresentaram e debateram com os convidados as suas ideias sobre quatro temáticas específicas que foram trabalhadas no local: fundos europeus, pacto ecológico europeu, eleições europeias e envelhecimento demográfico. Num ano eleitoral para o Parlamento Europeu, o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, aproveitou para sublinhar a importância da participação dos jovens no ato eleitoral, destacando que dessa forma estão a exercer a sua cidadania europeia.

O evento teve lugar na igreja do Convento de Santa Clara, embora inicialmente estivesse previsto realizar-se nos claustros do convento. Esta alteração deveu-se às condições meteorológicas adversas que impediram a realização ao ar livre.

Importa sublinhar que o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu tem como principal objetivo sensibilizar os alunos do ensino secundário para as questões europeias, promovendo o entendimento da democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus. Além disso, o projeto incentiva a participação ativa dos jovens nos processos democráticos da União Europeia, contribuindo para a formação de cidadãos europeus conscientes e envolvidos no futuro do continente.

Balcão 2020
Candidaturas Aprovadas
Regras de Comunicação
IFRRU 2020
Contactos Madeira 14-20
Linha dos Fundos