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20-02-2012

Formação de Docentes PA

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Programa / Eixo: Rumos / Eixo I - Educação e Formação
Nome do Beneficiário: Sindicato dos Professores da Madeira
Fundo Comunitário: FSE - Fundo Social Europeu
Região de Intervenção do Projeto: RAM - Funchal
Custo Total Elegível: 48.161,94€  
Comparticipação FSE:38.529,55€  
Despesa Pública: 48.161,94€
Descrição do Projeto (Objetivos, resultados esperados,…): O Projeto de Formação Contínua de Docentes é constituído por 27 cursos de formação, 2 oficinas de formação a que correspondem 51 ações, podendo envolver 1255 formandos.
Na génese da elaboração da presente candidatura e elaboração do referido projeto esteve subjacente a preocupação de tentar responder às necessidades formativas dos docentes, às necessidades transmitidas pelas comissões de formação das Escolas e, ainda, às necessidades do Sistema Educativo Regional. Para a elaboração do presente projeto foram considerados todos os instrumentos de avaliação utilizados nos cursos implementados em 2010, cujos relatórios permitiram concluir que a formação desenvolvida foi de qualidade, quer pela pertinência científica, pedagógica e didática dos mesmos, quer pela qualidade de prestação dos formadores, quer ainda pela capacidade de organização e gestão da formação. Os mesmos instrumentos permitiram, igualmente, apurar novas necessidades, nomeadamente ao nível das questões ligadas à indisciplina e à gestão de conflitos em sala de aula, à comunicação como instrumento pedagógico e às novas tecnologias de informação e comunicação. O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e a sua implementação surge como uma exigência dos docentes dos ensinos básico e secundário, da mesma forma que a formação em didáticas específicas é considerada, sobretudo, nos grupos disciplinares com maior número de docentes. A ética e a profissionalidade surge numa nova perspetiva ligada à avaliação de desempenho docente.
Com esta formação pretende-se desenvolver um conjunto de propostas de formação que sustentem a reflexão marcada por novos conceitos de educação, de sociedade e de cidadania na perspetiva do aprofundamento de uma Escola democrática, solidária e inclusiva.

Atualizado a 20 de fevereiro de 2013

   


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