Saltar para o conteúdo principal da página

02-05-2013

Aprovação de Projetos no âmbito do Programa Intervir+ 2007-2013

Imagem alusiva ao conteúdo

No dia 29 de abril, realizou-se a 65ª reunião da Unidade de Gestão do Programa Intervir+, na qual foram analisadas setenta e cinco candidaturas que obtiveram parecer favorável para aprovação, dez para revogação, três reanálises, duas desistências, cinco não aprovações, uma caducidade e duas para reprogramação com reforço financeiro.

 No sector público destaque-se a reprogramação do projeto “Conteúdos para o Museu da Baleia”, da Vice-presidência do Governo Regional. Com esta reprogramação pretende-se reforçar o fornecimento de conteúdos para o Museu da Baleia – Caniçal, com a aquisição de modelos em fibra de vidro, de diferentes espécies de cetáceos, parte importante da fauna marinha do arquipélago da Madeira, um modelo de exibição e um modelo de embarcação, com vista ao reforço dos conteúdos museológicos do Museu da Baleia. É um projeto inserido numa vertente cultural e didática que Governo Regional da Madeira desenvolve e que visa promover a melhoria da qualidade e do acesso à cultura, dando assim a conhecer aos habitantes da ilha e seus visitantes uma parte importante da fauna marinha do Arquipélago.

 

No sector privado destaque-se um projeto do Sistema de Incentivos às Empresas - SIRE - Proj. Especiais, designado por “Criação de um complexo para exposição de plantas e flores”, da entidade Atlantipétalas - Jardins, Lda., que através da adaptação das infraestruturas existentes, pretende tirar partido da excelência do clima e da natureza da Madeira, trabalhando algum destes elementos naturais: plantas, árvores e flores, criando para esse efeito, um espaço polivalente que possa servir utentes locais e turistas, onde lhes será oferecido um conjunto de serviços relacionados com a natureza, nomeadamente: exposição de flores, plantas, árvores, venda, workshops sobre plantas, flores e diferentes tipos de jardins, espaços para demonstração e exposição dos trabalhos realizados.

No Sistema de Incentivos às Empresas – Empreendinov, saliente-se os dois projetos aprovados. Um designado por “Plataforma que permite captar, analisar e comparar (benchmark) o feedback clientes em tempo real.”, da entidade OPINAPP, LDA., que visa um relacionamento interativo entre as empresas e os seus clientes através da utilização de dispositivos móveis que permite às empresas a auscultação do grau de satisfação dos seus clientes, facilitando a sua fidelização, e por outro lado, oferece ao cliente final soluções de pesquisa de produtos e preços, com prémios associados à sua utilização; e outro designado por “Soluções Alimentares Low Cost”, da entidade Sonhos Low Cost Soluções Alimentares, Unipessoal, Lda., que visa a implementação de uma pastelaria diferenciadora, que estará totalmente adaptada à conjuntura atual (low cost), assim como às necessidades e exigências crescentes dos consumidores (rapidez e qualidade).

No Sistema de Incentivos às Empresas – Qualificar+, destaque-se o projeto designado por “Expansão da atividade através da abertura de uma nova clínica de medicina dentária”, da entidade Ortoarriaga - Sociedade Médica, Unipessoal Lda. Este projeto de clinica implica uma grande aposta em termos de tecnologias, algumas delas pioneiras na Região Autónoma da Madeira (RAM), e uma área de 430 m2 que permitirá apostar em novas áreas, tais como em consultas a pessoas com grande limitação de movimentos, como por exemplo: amputados, grávidas na fase final de gestação, idosos, tetra e paraplégicos.

No Sistema de Incentivos às Empresas – SI Turismo, saliente-se dois projetos, um designado por “Implementação de nova solução de tecnologia de Informação” da entidade Tempos Livres - Agência de Viagens e Turismo, S.A.. Este projeto reveste-se de um carácter estratégico quanto ao momento da sua implementação, uma vez que este tipo de solução tem vindo a ser utilizado por diversos operadores turísticos, nomeadamente nos destinos com que a empresa trabalha; e outro designado por “Renovação da Plataforma Tecnológica da Empresa” da entidade Eurofunchal - Agência de Viagens, Turismo e Navegação, Lda. Esta empresa dedica-se à venda de viagens e estadias, pacotes a turistas e a operadores, principalmente de “incoming” à RAM, sendo que também promove campanhas de notoriedade da RAM nos mercados emissores. Em relação à dotação dos recursos da sua atividade, distingue-se por ter uma equipa de trabalho com competências específicas para atuar junto dos mercados emissores, bem como possui os recursos técnicos e físicos para assegurar a atividade, num mercado com elevado potencial, como é o do sector turístico regional, com grande tradição e expressão.

Quanto aos montantes envolvidos com as candidaturas que obtiveram parecer favorável para aprovação e reprogramação, o total elegível atinge os 10.109.777 euros, a comparticipação FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 1.320.709 euros e a contrapartida regional de 843.459 euros.

Assim, relativamente aos montantes globais aprovados desde o início do Programa até à data, o total elegível representa 691.475.787 euros, a comparticipação FEDER de 289.692.922 euros e a contrapartida regional ascende os 81.256.653 euros.

Atualizado a 02 de maio de 2013

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia