Saltar para o conteúdo principal da página

06-01-2017

Governo aposta em projetos para modernizar a Administração Pública

Imagem alusiva ao conteúdo

Executivo investe em novas soluções para melhorar os serviços públicos e o seu relacionamento com os cidadãos e as empresas.

O Estado vai investir 760 mil euros no Laboratório de Experimentação da Administração Pública (LabX), um novo laboratório de ideias que irá servir de incubadora para projetos inovadores que possam ser aplicados na Administração Pública.

O laboratório apresentado pela ministra da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, será um “espaço aberto à comunidade” e pretende promover iniciativas de startups com projetos de modernização nos serviços do Estado e de melhoria nas relações entre os cidadãos e as empresas.

O LabX arranca já com três projetos e espera vir a acolher novas sugestões e desafios. O investimento previsto para o LabX nos dois primeiros anos é de 760 mil euros, sendo que 55% serão provenientes de fundos comunitários e o restante de investimento nacional.

Entre os projetos em carteira está o “Balcão Único do Emprego”, que tem como objetivo juntar num só espaço “todas as principais interações dos cidadãos desempregados e entidades empregadoras com os serviços públicos, no âmbito da procura de emprego”.

O mesmo conceito aplica-se ao projeto “Balcão do Óbito” que pretende “juntar num único balcão os ministérios da Justiça, das Finanças, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e entidades privadas como a banca, seguros, as empresas de energia, água e telecomunicações, a que é preciso recorrer na morte de um familiar”. Se tudo correr como esperado, este serviço estará disponível na nova Loja do Cidadão em Lisboa.

Já o projeto “Roteiro da Despesa” pretende de uma forma, simples e clara, “apresentar as tarefas necessárias para uma entidade pública conseguir efetuar uma compra de bens ou de serviços e proceder ao seu pagamento”, com o objetivo de simplificar e eliminar as tarefas redundantes e “melhorar o controlo e a qualidade da despesa” do Estado.

Fonte: Diário Económico

Atualizado a 06 de janeiro de 2017

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia