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14-02-2017

Implementação de um sistema de alerta de aluviões na RAM

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Programa/ Eixo/ Prioridade de Investimento: Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos/ Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos / A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes
Nome do Beneficiário: Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus
Fundo Comunitário: Fundo de Coesão
Região de Intervenção do Projeto: Região Autónoma da Madeira
Custo Total do Projeto: 898.770,00 €
Custo Elegível do Projeto: 898.770,00 €
Comparticipação FC: 763.954,50 €
Comparticipação OR: 134.815,50 €
Início Previsto: 01-05-2017
Fim Previsto: 31-12-2018
Descrição do Projeto (Objetivos, resultados esperados...): A operação destina-se à implementação da parte do “Sistema” referente à avaliação dos riscos meteorológicos na ilha da Madeira, cobrindo uma parte significativa do território com uma rede udométrica automática cujos dados irão também servir de base à avaliação dos riscos hidrológicos, incluindo a parte respeitante ao impacto do leque aluvionar na principal baía regional confinada.
A operação é composta por duas grandes componentes, uma delas relacionada com a instalação de equipamentos para avaliação de riscos meteorológicos, e uma outra relacionada com a análise das consequências do leque aluvionar sobre a dinâmica marítima na baía confinada.
A Parte I: “Compatibilização e Otimização da Rede Udométrica”, destina-se à conversão, em tempo real, dos regimes de precipitação em escoamentos líquidos e sólidos na rede principal hidrológica regional através de um algoritmo matemático a desenvolver para a Ilha da Madeira, antecipando o risco de níveis de águas suscetíveis de potenciar inundações ou fenómenos aluvionares extremos.
A Parte II: “Análise do impacto do leque aluvionar da baía do Funchal” destina-se à avaliação, através de modelação numérica, da dinâmica do litoral e do leque aluvionar da Baía do Funchal em condições climatéricas e marítimas extremas, incluindo a análise da operacionalidade e comportamento hidráulico e estrutural das infraestruturas portuárias em função das variações de batimetria por via da sedimentação de caudal sólido das referidas ribeiras ou da movimentação de areias do leito marinho por via da agitação marítima.

Atualizado a 06 de maio de 2020

   


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