Saltar para o conteúdo principal da página

05-05-2017

Celebração da Europa: comemoração do Dia da Europa

Imagem alusiva ao conteúdo

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa", na Cimeira de Milão de 1985.

Este ano em especial comemora-se o 60.º aniversário do Tratado de Roma e da criação do FSE. Sendo a UE uma comunidade de valores partilhados, o FSE, a sua principal ferramenta de investimento nas pessoas, é a expressão prática destes valores. Agora, mais do que nunca, as missões do FSE estão no centro das preocupações dos cidadãos europeus. O FSE contribui para as prioridades da União Europeia ligadas ao reforço da coesão económica, social e territorial através de: melhoria do emprego e das oportunidades de trabalho; Investimento na educação e formação; o fortalecimento da inclusão social de pessoas desfavorecidas na UE; o Reforço da eficiência da administração pública. O FSE é um importante instrumento de apoio à competitividade e crescimento da UE e o principal instrumento de investimento no capital humano. O FSE contribuiu significativamente para a redução dos efeitos negativos da crise e, pela sua flexibilidade, respondeu de forma eficaz aos desafios emergentes associados.

O Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM (IDR, IP-RAM) associou-se às comemorações do Dia da Europa e da criação do FSE, através da campanha “Europa na minha Região” e da participação no Evento Anual 2017 das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais do Portugal 2020 que terá lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra, sob o tema ‘A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento’.

Assim, o IDR, IP-RAM, convidou todos os cidadãos, a celebrar a Europa e a vir conhecer projetos de sucesso que contaram com o apoio dos Fundos da União Europeia, FEDER e FSE, através da iniciativa Portas Abertas 2017.

 

 

Atualizado a 30 de junho de 2017

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia