Saltar para o conteúdo principal da página

02-06-2017

Publicação de QUATRO NOVOS AVISOS do PO SEUR, destinados à Região Autónoma da Madeira

Imagem alusiva ao conteúdo

Foram lançados, no dia 30 de maio, três avisos-concurso e um aviso-convite, pelo PO SEUR, destinados à Região Autónoma da Madeira, relativos à “Aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”, “Consolidação de estruturas de contenção de taludes e Intervenção nos troços de ribeiras”, “Reforço das Redes de Recolha Seletiva” e “Ações inovadoras para a prevenção e gestão de riscos no âmbito da deteção de incêndios em zonas de orografia complexa”.

O primeiro aviso-concurso, “Aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPI) na Região Autónoma da Madeira”, com o código POSEUR-10-2017-15, decorre até ao dia 26 de julho de 2017. Integrado na Prioridade de Investimento (PI) 5ii - “Promoção de investimentos para abordar riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver Sistemas de Gestão de Catástrofes”, visa um reforço da gestão face aos riscos, numa perspetiva de resiliência, capacitando as instituições envolvidas. O apoio financeiro neste domínio visa manter operacional o dispositivo mínimo de segurança, contribuindo para suprir as necessidades de investimento em equipamentos de proteção individual, com uma dotação do Fundo de Coesão de 400 mil euros.

O segundo aviso-concurso destina-se à “Consolidação de estruturas de contenção de taludes e Intervenção nos troços de ribeiras na Região Autónoma da Madeira (RAM)”, com o código POSEUR-10-2017-16, decorre até ao dia 27 de setembro de 2017. Integra-se igualmente na PI 5ii e visa apoiar operações de caráter estrutural no domínio de intervenção prioritário previsto na alínea b) do ponto 2.2 do artigo 82.º do RE SEUR: Prevenção e Gestão de Riscos de Cheias e Inundações, tendo por base o Estudo sobre o Risco de Aluviões que prevê a execução de intervenções de hidráulica torrencial de proteção contra os efeitos dos aluviões, com uma dotação do Fundo de Coesão de 42 milhões de euros.

O terceiro aviso-concurso refere-se ao “Reforço das Redes de Recolha Seletiva na Região Autónoma da Madeira”, apresenta-se com o código POSEUR-11-2017-18 e decorre até ao dia 27 de setembro de 2017. Enquadra-se, na PI 6i - “Investimento no setor dos Resíduos para satisfazer os requisitos do acervo da união em matéria de ambiente e para satisfazer as necessidades de investimento que excedam esses requisitos, identificadas pelos Estados-membros”, e visa a valorização de resíduos urbanos na Região Autónoma da Madeira (RAM), com uma dotação do Fundo de Coesão de 4,2 milhões euros.

Por último, o aviso-convite para “Ações inovadoras para a prevenção e gestão de riscos” dirigido à Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, da Região Autónoma da Madeira. A candidatura a este aviso-convite, com o código POSEUR-10-2017-17, decorre até ao dia 26 de julho de 2017. Tem, igualmente, enquadramento na PI 5ii e visa a concretização de um sistema de deteção, georreferenciação e monitorização da evolução de incêndios florestais em tempo real de modo a ser possível encontrar soluções técnicas que melhor se adaptem às características orográficas da ilha da Madeira, com uma dotação do Fundo de Coesão de 600 mil euros.

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia