Saltar para o conteúdo principal da página

07-08-2017

Publicação de NOVOS AVISOS FEDER no Madeira 14-20, destinado a Instrumentos Financeiros

Foram publicados 4 NOVOS AVISOS FEDER, destinados a Instrumentos Financeiros - Capital/Quase Capital, no Balcão 2020, que é o ponto de acesso para apresentação de candidaturas.

Os Avisos-convite destinam-se ao organismo que implementa e gere o Fundo que, por opção e estratégia do Estado Português, é a Instituição Financeira de Desenvolvimento e irão permitir a submissão de candidaturas para a criação ou reforço de dotação de um Fundo para implementação de Instrumentos Financeiros de capitalização.

O Fundo tem o intuito de apoiar projetos de beneficiários finais através de Instrumentos Financeiros de capital próprio ou quase-capital, aproveitando o elevado efeito multiplicador deste tipo de instrumentos de apoio a empresas, estimulando assim a economia regional.

A submissão de candidaturas decorre entre os dias 01/08/2017 e 09/08/2017, em quatro áreas específicas do Programa:

- Promoção do investimento das empresas em inovação e investigação, o desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I&D e o setor do ensino superior, em especial a promoção do desenvolvimento de produtos e serviços, transferência de tecnologia, inovação social, eco inovação e aplicações de interesse público, no estímulo da procura, em redes, clusters e inovação aberta através de especialização inteligente, apoio à investigação tecnológica aplicada, linhas piloto, ações de validação precoce de produtos, capacidade avançadas de produção e primeira produção, em especial no que toca às tecnologias facilitadoras essenciais e à difusão de tecnologias de interesse geral (prioridade de investimento 1.b).

Este Aviso, com o nº M1420-47-2017-24, apresenta uma dotação máxima indicativa de fundo FEDER de 1 milhão de euros.

- Promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, designadamente através de viveiros de empresas, mediante o financiamento/investimento em PME nas fases de criação de empresas e fase de arranque (start-up, seed, early stages) (prioridade de investimento 3.a).

O Aviso, com o nº M1420-51-2017-21, apresenta uma dotação máxima indicativa de fundo FEDER de 450 mil euros.

- Desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização, através do financiamento/investimento de PME maduras com projetos de crescimento, expansão (second round) e internacionalização (prioridade de investimento 3.b).

Este Aviso, com o nº M1420-52-2017-22, apresenta uma dotação máxima indicativa de fundo FEDER de 400 mil euros.

- Apoio à criação e alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços, através do financiamento/investimento em PME com projetos de reforço da capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou ainda com inovações ao nível de processos, produtos, organização ou marketing (prioridade de investimento 3.c).

O Aviso, com o nº M1420-53-2017-23, apresenta uma dotação máxima indicativa de fundo FEDER de 587 mil euros.

O lançamento de novos Avisos destinados a entidades públicas ou equiparadas será efetuado de acordo com o Plano de Avisos, estando previsto ainda no mês de agosto o lançamento de um aviso destinado à “Revitalização das cidades, recuperação e descontaminação das zonas industriais abandonadas”.

Atualizado a 07 de agosto de 2017

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia