Saltar para o conteúdo principal da página

23-08-2017

Projeto da Região Autónoma da Madeira, aprovado pelo PO SEUR, no âmbito da proteção do ambiente e o promover da eficiência dos recursos

Imagem alusiva ao conteúdo

Foi aprovado, a 17-08-2017, uma candidatura da Região Autónoma da Madeira, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

O projeto “Central Dessalinizadora Do Porto Santo – Unidade Nº 2”, da responsabilidade da A.R.M. – Águas e Resíduos da Madeira, S.A., consiste na na fusão e reformulação das atuais unidades de dessalinização n.º 2 e 3 de Osmose Inversa (OI) da Central Dessalinizadora do Porto Santo, numa única unidade de produção moderna (nova Unidade n.º 2), com vista à melhoria da qualidade da água produzida, no sentido de dar cumprimento a exigências e disposições legais, nomeadamente em relação ao parâmetro “Boro”, cujo valor paramétrico (valor máximo admissível de 1 mg/l B) não se encontra assegurado na água dessalinizada que é produzida pelas atuais Unidades de OI n.º 2 e 3, aliando à intervenção uma maior eficiência energética.

O aumento de eficiência energética no processo de dessalinização será obtido através da substituição das atuais turbinas Pelton por um sistema mais eficiente de recuperação de energia, designadamente os permutadores de pressão, estimando-se uma poupança energética anual da ordem dos 77 MW/ano, correspondentes a cerca de 25% do atual consumo de energia elétrica das Unidades n.º 2 e 3 a serem reformuladas.

A Operação proporcionará também a alternância de produção de água dessalinizada pela atual Unidade OI n.º 1 e pela nova Unidade OI n.º 2, com níveis de qualidade de água e de consumos energéticos similares, implicando, desta forma, a redução e/ou a eliminação da necessidade de recorrer ao processo de hibernação das membranas e, por conseguinte, a diminuição dos tempos de imobilização das membranas e do consumo de produtos químicos afetos à hibernação, com efeitos diretos na redução dos níveis de degradação das unidades de dessalinização.

A Operação inclui ainda a execução de alguns trabalhos de construção civil que se afiguram necessários para a adaptação dos espaços interiores existentes à montagem dos equipamentos da nova unidade de dessalinização n.º 2, bem como para dotar a instalação de maiores condições de segurança e de resistência à corrosão.

Esta operação, desenvolve-se no âmbito dos investimentos no setor da água, para satisfazer os requisitos do acervo ambiental da União e atender às necessidades de investimento identificadas pelos Estados- Membros que vão além desses requisitos e terá um custo total de 680 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 578 mil euros.

De referir que, até à data, foram já aprovados 31 projetos no PO SEUR, num valor global de 166,5 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 123 milhões de euros, equivalente a 42% do valor global do Programa (295,5 milhões de euros).

Para mais informações sobre os projetos aprovados na RAM, poderá consultar: Lista de Operações Aprovadas pelo PO SEUR na Região Autónoma da Madeira

Atualizado a 23 de agosto de 2017

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia