Saltar para o conteúdo principal da página

06-09-2017

POSEUR aprova projeto no âmbito da promoção à adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos

Foi aprovado, a 04-09-2017, o projeto “Ações Inovadoras para a Prevenção e Gestão de Riscos no Âmbito da Deteção de Incêndios em Zonas de Orografia Complexa na Região Autónoma da Madeira”, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Este projeto, da responsabilidade da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, visa a prevenção e consequentemente o aumento da eficácia no combate a fogos florestais, através da conjugação de sistemas automáticos de deteção com a georreferenciação e evolução de incêndios florestais. Prevê-se o desenvolvimento de software Taylor-made (à medida) adaptado à orografia da Região e ainda a extensão da rede de comunicações, já existente, às principais áreas florestais consideradas de maior risco.

Trata-se de um projeto-piloto, complementar às equipas móveis de patrulhamento e de vigilância devidamente redimensionadas. A equipa do projeto propõe-se desenvolver métodos numéricos que permitam a previsão da evolução das frentes de fogo mediante correlação, em tempo real, de dados meteorológicos, incluindo as suas variações consoante a direção e a intensidade do vento. Cada um dos sistemas terá acesso aos dados das estações meteorológicas da REMA (Rede de Estações Meteorológicas Automáticas), sob gestão do LREC, para efeitos de análise da evolução das frentes de fogo.

Esta operação desenvolve-se no âmbito da promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes e terá um custo total de 757 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 567 mil euros.

De referir que, até à data, foram já aprovados 32 projetos no PO SEUR, num valor global de 166,6 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 123,6 milhões de euros, equivalente a 42% do valor global do Programa (295,5 milhões de euros).

Para mais informações sobre os projetos aprovados na RAM, poderá consultar: Lista de Operações Aprovadas pelo PO SEUR na Região Autónoma da Madeira

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia