Saltar para o conteúdo principal da página

08-03-2018

Eurobarómetro revela reforço de uma perspetiva mais positiva da UE em Portugal

Imagem alusiva ao conteúdo

Foi publicado o mais recente relatório sobre a opinião pública em Portugal relativamente à União Europeia, extraído do Eurobarómetro n.º 88 (trabalhos de campo realizados entre os dias 5 e 12 de novembro de 2017).

Embora persista algum pessimismo relativamente à situação da economia, confirma-se a evolução positiva na opinião pública nacional dos últimos três anos.

O desemprego continua a ser a principal preocupação ao nível nacional para os Portugueses, seguido pela saúde e apoios sociais. A situação económica surge como terceira preocupação.

Apesar de menos otimistas do que a média europeia, a avaliação pelos Portugueses da situação económica no país é a melhor da última década. Além disso, a satisfação com a democracia nacional é a mais elevada desde 1991, consideravelmente acima da média europeia.

No que se refere à perceção da União Europeia, 53 % dos portugueses consideram que esta transmite uma imagem positiva, valor que se aproxima da situação antes do programa de ajustamento entre 2011 e 2014. A esmagadora maioria dos portugueses (81%) sente-se cidadão da União Europeia e é em Portugal que se regista um maior apoio ao avanço do processo de integração europeia.

Os portugueses estão também entre os europeus mais favoráveis à imigração: os imigrantes são considerados um contributo importante para o país e há um apoio maioritário à concessão de ajudas aos refugiados.

Fonte: RAPID - Boletim Informativo da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Atualizado a 08 de março de 2018

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia