Saltar para o conteúdo principal da página

22-03-2018

No Dia Mundial da Água damos a conhecer o Projeto de Remodelação e Ampliação dos Sistemas de Abastecimento da Zona Oeste aprovado pelo POSEUR

Imagem alusiva ao conteúdo

Hoje, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, uma data que foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. 

Projeto de Remodelação e Ampliação dos Sistemas de Abastecimento da Zona Oeste aprovado pelo POSEUR

Foi aprovado, a 18-01-2018, uma candidatura da Região Autónoma da Madeira, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

O projeto “Remodelação e Ampliação dos Sistemas de Abastecimento da Zona Oeste - Municípios de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava”, diz respeito a investimentos na Zona Oeste da Ilha da Madeira (Concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava com exclusão da Freguesia do Curral das Freiras que possui um sistema de abastecimento de água autónomo), no âmbito do “Ciclo Urbano da Água”, nomeadamente no que se refere a serviços de abastecimento de água em “baixa” que abrangem, em termos operacionais, a distribuição de água desde a entrega em “alta” (ou de captação em algumas nascentes) até ao consumidor final.

O objetivo estratégico principal da operação consiste na redução significativa das perdas de água dos sistemas de abastecimento em “baixa” geridos pela ARM na Zona Oeste da Ilha da Madeira.

Integram-se no âmbito desta operação os investimentos “em baixa” na reabilitação/remodelação das infraestruturas lineares e pontuais cujas finalidades correspondem à tipologia de operação que tem em vista o controlo e a redução de perdas de água, nomeadamente através da substituição e/ou ampliação dos diâmetros de tubagens em locais onde o material ou o diâmetro inadequado sejam causas de frequentes roturas, a implementação de zonas de medição e controlo (ZMC) para mais eficiente controlo das perdas e a instalação de contadores em pontos sem medição, que não permitem sequer conhecer e controlar perdas técnicas e comerciais.

São ainda considerados outros investimentos, aproveitando a circunstância de estarem na área de influência de setores onde se vão realizar substituições de condutas, tais como, a beneficiação/reforço de infraestruturas dos sistemas de AA (Intervenções de beneficiação de reservatórios, captação de água e estação elevatória), a extensão da rede de abastecimento de água a populações ainda não servidas, a substituição de condutas constituídas por materiais desadequados, a instalação de hidrantes e a realização de ações de informação e sensibilização para o uso sustentável da água.

Esta operação, da responsabilidade da A.R.M. - Águas e Resíduos da Madeira, S.A., desenvolve-se no âmbito da proteção do ambiente e promoção da eficiência dos recursos, e terá um custo total de 7,2 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de 6,0 milhões de euros.

Para mais informações sobre os projetos aprovados na RAM, poderá consultar: Lista de Operações Aprovadas pelo PO SEUR na Região Autónoma da Madeira

Atualizado a 22 de março de 2018

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia