Saltar para o conteúdo principal da página

11-04-2018

POSEUR aprova projeto de Remodelação e Ampliação dos Sistemas de Drenagem da Zona Oeste - Municípios de Câmara de Lobos e Ribeira Brava

Imagem alusiva ao conteúdo

Foi aprovado, a 29-03-2018, uma candidatura da Região Autónoma da Madeira, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

O projeto “Remodelação e Ampliação dos Sistemas de Drenagem da Zona Oeste - Municípios de Câmara de Lobos e Ribeira Brava”, tem por principais objetivos a extensão da rede de drenagem à população ainda não servida e a melhoria da eficiência e da qualidade do serviço dos sistemas de saneamento de águas residuais (SAR) da Zona Oeste da ilha da Madeira, designadamente nos municípios de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava, através da instalação e expansão de novas redes de drenagem de águas residuais em zonas sem cobertura, da ativação de redes de saneamento inacabadas, da eliminação de pontos de descarga de águas residuais sem tratamento e do encaminhamento para tratamento e destino final dos efluentes.

Em termos quantitativos, a operação espera contribuir para o aumento, em cerca de 9%, da extensão da rede coletores da Zona Oeste, e de 7% no grau de cobertura da rede de drenagem de águas residuais face ao n.º de contratos totais de 2016 que pagavam taxa de saneamento fixa.

Esta intervenção, da responsabilidade da A.R.M. - Águas e Resíduos da Madeira, S.A., desenvolve-se no âmbito do Eixo III - Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, do PO SEUR, com um custo total de 4 milhões de euros e uma comparticipação comunitária de 3,5 milhões de euros.

Até à data, aprovaram-se um total de 48 candidaturas do PO SEUR, com um valor global de 257,7 milhões de euros e uma comparticipação comunitária de 197,2 milhões de euros, equivalente a 67% do valor global do Programa (295,5 milhões de euros).

Para mais informações sobre os projetos aprovados na RAM consulte a Lista de Operações Aprovadas pelo PO SEUR na Região Autónoma da Madeira em anexo.

Atualizado a 11 de abril de 2018

   

  • Transferir AnexoLista de Operações Aprovadas pelo PO SEUR na RAM
    Inserido a 11-04-2018
  •  


Logotipo do Governo Regional da Madeira
Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
Certificate ID: PT 05 1371.0
Logotipo da União Europeia