Saltar para o conteúdo principal da página

22-02-2013

Aprovação de Projetos no âmbito do Programa Intervir+ 2007-2013

Imagem alusiva ao conteúdo

No dia 21 de fevereiro, realizou-se a 63ª reunião com os membros da Unidade de Gestão do Programa Intervir+, na qual foram analisadas setenta e uma candidaturas, que obtiveram parecer favorável para aprovação e cinco para revogação.
No sector público o destaque vai para dois projetos. Um inserido no Eixo III - Desenvolvimento sustentável, designado por “Valorização da biomassa vegetal” da responsabilidade da AREAM – Agencia Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, que visa prevenir, gerir e monitorizar o risco de incêndios na Madeira, através do estudo de soluções para promover a limpeza da floresta e terrenos agrícolas, com metodologias para a avaliação contínua do potencial da biomassa, recolha, transformação e utilização, integrando aspetos ambientais, socioeconómicos, tecnológicos, regulamentares e de mercado, e envolvendo a participação pública, privada e da sociedade civil, tendo como objetivos específicos:

- Reduzir a carga combustível em áreas florestais e terrenos agrícolas abandonados para minimizar a ocorrência e severidade dos incêndios;

- Promover a valorização energética da biomassa, para utilização no sector residencial, serviços e indústria;

- Criar emprego e valor acrescentado regional associado à recolha, transformação, distribuição, operação e manutenção;

-Reduzir importações de combustíveis fósseis e emissões poluentes;

- Reduzir custos com energia e a vulnerabilidade da economia regional aos preços do petróleo.

Outro projeto, inserido no Eixo IV - Coesão Territorial e Governação, denominado por “Projetores interativos e equipamento informático de apoio para 40 salas de aula”, da entidade Fundação Salesianos - Colégio Salesianos Funchal, que tem como objetivo modernizar as salas de aula do Colégio Salesianos do Funchal, permitindo usar as tecnologias de informação nas aulas acessível a todos os alunos e professores.

No sector privado destaque-se dois projetos do Sistema de Incentivos às Empresas - SIRE - Proj. Especiais, um designado por “Modernização do restaurante Beerhouse”, da entidade Cervejolândia, Lda., que irá realizar uma remodelação total à sua esplanada, dotando-a de mobiliário novo e com design mais moderno. Esta modernização é também feita com o objetivo de aumentar a capacidade disponível da esplanada, aumentando o número de lugares existentes ocupando o espaço atualmente disponível a norte das instalações e contíguo a estas. Esta expansão da esplanada irá modificar de forma substancial o carácter desta unidade, alterando-se a importância relativa entre o espaço interior e exterior, indo de encontro às preferências que tem vindo a ser reveladas pelos utilizadores desta unidade de restauração. Um segundo projeto designado por “Criação de uma nova unidade restauração e comércio de artesanato no Concelho de São Vicente”, da S. M. Comércio Artesanato e Restauração, Lda., cujo objetivo é o de disponibilizar ao mercado um novo conceito na área da restauração e da animação através de produtos e serviços diferenciados.

No Sistema de Incentivos às Empresas – Empreendinov, saliente-se os dois projetos aprovados. Um designado por “Plataforma Online para processos de recrutamento & seleção de fornecedores Outsourcing, trabalho temporário e/ ou Executive Search” da entidade Personafacetada, Lda., que visa a recolha, organização e pesquisa de currículos vitae e todo o processo de recrutamento e seleção que hoje representa o foco de empresas do ramo de Trabalho Temporário, Outsourcing e de Executive Search (e também de departamentos internos de Recursos Humanos); e outro projeto designado por “Criação de Portal para marcações de acomodação na Madeira Online – Conceito Cause Marketing” da Pistine Wilderness WEB Services Lda., que tem como objetivo a construção de um site exclusivamente centrado no destino Madeira, cuja principal fonte de rentabilidade será um sistema de reserva de quartos nas Ilhas da Madeira e Porto Santo. Paralelamente ao sistema de reservas, o site fará uma aposta em conteúdos sobre o destino Madeira que ajudem a promover a Ilha, devendo ser uma inspiração para o destino e subsequentemente para o aumento de fluxos turísticos através de reservas online. Outra característica diferenciadora prende-se com aproximação do utilizador e do potencial cliente do destino.

Quanto aos montantes envolvidos com as candidaturas que obtiveram parecer favorável para aprovação, o total elegível atinge os 13.097.399 euros, a comparticipação FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 1.217.327 euros e a contrapartida regional de 909.911 euros.

Assim, relativamente aos montantes globais aprovados desde o início do Programa até à data, o total elegível representa 788.719.668euros, a comparticipação FEDER de 286.534.504euros e a contrapartida regional ascende os 79.631.836 euros.

Atualizado a 22 de fevereiro de 2013

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia