Saltar para o conteúdo principal da página

22-03-2013

Aprovação de Projetos no âmbito do Programa Intervir+ 2007-2013

Imagem alusiva ao conteúdo

No dia 21 de março, realizou-se a 64ª reunião com os membros da Unidade de Gestão do Programa Intervir+, na qual foram analisadas cento e três candidaturas que obtiveram parecer favorável para aprovação, quatro para revogação, e uma para reprogramação com reforço financeiro.
No sector privado destaque-se três projetos do Sistema de Incentivos às Empresas - SIRE - Proj. Especiais, um designado por “Aquisição de equipamentos para melhorar a produtividade e a competitividade da empresa”, da entidade Silva e Brazão Bares e Restaurantes da Madeira, Lda., que visa a diminuição de custos e o aumento da eficiência de produção, e a diminuição de consumos energéticos, através do aumento da eficiência energética. Desta forma pretende investir na eficiência energética, mudando a iluminação e adquirindo painéis solares. Este investimento além de contribuir para um melhor ambiente a médio prazo permite-lhe a diminuição da fartura energética; outro projeto designado por “Aumento da competitividade e da melhoria das condições de trabalho”, da Sociedade de Serragens da Madeira Lda., que pretende criar as necessárias condições de competitividade do estabelecimento com enfoque na área de serração das madeiras, de forma a contribuir para a prossecução dos objetivos de aumento da produtividade, redução de custos e aumento da segurança de pessoas e bens; e por último, um projeto designado por “Expansão da atividade com aquisição de equipamentos e apetrechamento tecnológico”, da Amanhecer com Letras - Unipessoal, Lda., que pretende proceder ao apetrechamento técnico e tecnológico associado à implementação/certificação do sistema de Segurança Alimentar, baseado nos princípios do HACCP (Hazard Analysis and Critical Control - Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos). Para a verificação dos pré-requisitos considerados imprescindíveis para uma correta implementação do sistema de certificação e por forma a cumprir com os normativos legais a empresa CONTRALVET, Ld.ª, identificou um conjunto de investimentos específicos a serem executados, nomeadamente:
  - Aquisição de equipamentos de climatização e ventilação;
  - Aquisição de outros equipamentos, nomeadamente: Mesa para Balança; Câmara de refrigeração; Arca de Congelados; Expositores refrigerados; Bancadas de apoio, sistema de controlo de pragas, etc.
  - Implementação de um sistema de certificação de qualidade - HACCP;

No Sistema de Incentivos às Empresas – Empreendinov, saliente-se os dois projetos aprovados. Um designado por “Retrosaria e fabricação de Roupa com Estilista”, da entidade Jesus & Ferraz Lda., que visa a implantação de uma retrosaria com confeção de vestuário à medida por estilista numa zona habitacional, e a comercialização de produtos de uma marca própria com a prática baixos preços; e outro projeto designado por “Aquisição de um comboio Turístico”, da entidade Luis Manuel Abreu Alves, que visa a aquisição de um comboio turístico que percorra a cidade, oferecendo mais uma atividade turística, quer para os turistas que nos visitam, quer para a população local. Serão estabelecidos os principais percursos a visitar, mas também poderão ser efetuadas visitas guiadas, sempre que for solicitado.

Quanto aos montantes envolvidos com as candidaturas que obtiveram parecer favorável para aprovação e reprogramação, o total elegível atinge os 19.850.515 euros, a comparticipação FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 1.331.747 euros e a contrapartida regional de 1.303.873.

Assim, relativamente aos montantes globais aprovados desde o início do Programa até à data, o total elegível representa 681.367.900 euros, a comparticipação FEDER de 288.198.019 euros e a contrapartida regional ascende os 80.594.921 euros.

Atualizado a 22 de março de 2013

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia