Saltar para o conteúdo principal da página

07-10-2019

PO SEUR aprova 2 candidaturas da RAM, no valor de 16,2 Milhões de euros

Foram aprovadas 2 candidaturas da Região Autónoma da Madeira, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que ascendem a um custo total de 16,2 Milhões de euros, com uma comparticipação comunitária Fundo de Coesão de 8,1 Milhões de euros.

Estas operações desenvolvem-se no âmbito do Eixo I - Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores, do PO SEUR, sendo a prioridade de investimento a promoção da produção e distribuição de energia proveniente de fontes renováveis.

O primeiro projeto aprovado, da responsabilidade da EEM - Empresa de Eletricidade da Madeira S.A., designado de “Projeto-piloto de armazenamento de energia com baterias na Madeira”, consiste na instalação de uma central de baterias de 15 MW de potência e 10 MWh de capacidade de energia, com o objetivo de fornecer reserva girante e resposta primária, substituindo um gerador térmico, e reduzir a taxa de rejeição de energia proveniente de fontes renováveis, em complemento ao sistema de armazenamento do Aproveitamento Hidroelétrico da Calheta.

Esta operação, com um investimento total de 12,1 Milhões de euros, tem uma comparticipação comunitária do Fundo de Coesão de 7,5 Milhões de euros, ou seja, 65% do total elegível (11,5 Milhões de euros).

Foi ainda aprovado o projeto “Projeto-piloto de armazenamento de energia com baterias no Porto Santo”, da responsabilidade da EEM - Empresa de Eletricidade da Madeira S.A., que visa a instalação de uma central de baterias de 4 MW de potência e 3 MWh de capacidade de energia, com o objetivo de fornecer resposta primária, substituindo um gerador térmico, a todo o tempo, melhorar a eficiência do parque térmico e reduzir a taxa de rejeição de energia proveniente de fontes renováveis, bem como, garantir o abastecimento de energia durante pelo menos 15 minutos, em caso de falha de um grupo térmico.

A concretização desta operação, com um investimento total de 4,1 Milhões de euros irá beneficiar de uma comparticipação comunitária do Fundo de Coesão de 633 mil euros, 65% do total elegível (974 mil euros).

De referir que, até à data, foram já aprovados 71 projetos no PO SEUR, num valor global de 304,2 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária Fundo de Coesão de 227,8 milhões de euros, equivalente a 86% do valor global do Programa (265 milhões de euros).

Para mais informações sobre os projetos aprovados na RAM, poderá consultar: Lista de Operações Aprovadas pelo PO SEUR na Região Autónoma da Madeira

#POSEUR

Atualizado a 17 de outubro de 2019

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia