Saltar para o conteúdo principal da página

14-07-2022

Unidade de Gestão do Programa Madeira 14-20 emite parecer favorável à aprovação de 4 candidaturas, com um investimento total elegível de 1,1 milhões de euros

Imagem alusiva ao conteúdo

No âmbito da 94ª Unidade de Gestão do Programa Madeira 14-20, realizada através do procedimento de consulta escrita, obtiveram parecer favorável à aprovação 4 candidaturas, num montante total elegível de 1,1 milhões de euros e fundo comunitário de 1 milhão de euros.

Das candidaturas aprovadas, uma foi no âmbito do FEDER e 3 através do Fundo Social Europeu REACT-UE.

Relativamente à candidatura financiada pelo FEDER, Selvagens - Treasure Islands, destaca-se a importância do projeto, que visa a promoção e divulgação dos valores naturais, paisagísticos, culturais e geológicos e as oportunidades de turismo de natureza e científico e uso pelos visitantes, sem que isto comprometa a conservação de todos os valores referidos, numa perspetiva de manutenção da autenticidade e integridade deste património. Este investimento será cofinanciado pelos fundos comunitários, num valor fundo que ascende a 450 mil euros.

No que concerne às candidaturas financiadas pelo FSE REACT-EU, estas abrangem a tipologia de ação Formação para a Inclusão (desempregados), visando o reforço das competências de natureza pessoal,

social e profissional de grupos potencialmente mais vulneráveis, dado que se assumem como críticas para a inserção ou reinserção social e profissional, facilitando o seu acesso ao mercado de trabalho, potenciando a sua empregabilidade e reduzindo a vulnerabilidade económica. Este investimento terá um financiamento comunitário de 585 mil euros.

Desde a sua implementação, o Programa Madeira 14-20, conta com 8.099 candidaturas aprovadas, que absorvem 104% do montante Fundo programado, ou seja, cerca de 484,6 milhões de euros, de um valor global Fundo de 465,2 milhões de euros. Destas, 7.894 candidaturas foram aprovadas no âmbito do FEDER e FEDER REACT-UE, num montante de 341,9 milhões de euros Fundo, o que representa uma taxa de compromisso de 109% da dotação programada, sendo que, as restantes 205 candidaturas aprovadas, num valor de 143 milhões de euros Fundo, foram cofinanciadas pelo FSE e FSE REACT-UE, tendo este Fundo já comprometido 94% da sua dotação prevista (151,9 milhões de euros).

Em anexo consta a lista de Operações Aprovadas na 94ª UG do PO Madeira 14-20.

Atualizado a 14 de julho de 2022

   


Logotipo do Governo Regional da Madeira
Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
Certificate ID: PT 05 1371.0
Logotipo da União Europeia