Saltar para o conteúdo principal da página

25-10-2022

Central Hidroelétrica dos Socorridos nomeada para os prémios Regiostars 2022

Imagem alusiva ao conteúdo

Este ano comemora-se 15 anos dos prémios Regiostars, que começou em 2008, para comemorar este aniversário, foram selecionados 15 projetos entre finalistas e vencedores das últimas edições, entre os quais dois portugueses, o projeto 'Ecomare', cofinanciado pelo Programa Operacional do Centro 2007-2013, e o projeto madeirense 'Central Hidroelétrica dos Socorridos', cofinanciado pelo Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira 2007-2013 (POPRAM III). Foram também enviados jovens jornalistas a esses projetos para criar minidocumentários sobre o que aconteceu desde a participação no Regiostars, aos quais pode assistir aqui.

O projeto madeirense a concurso, "Central Hidroelétrica dos Socorridos", promove o bem-estar social e económico e protege ao mesmo tempo os recursos nacionais para preservar a qualidade de vida dos Madeirenses e de muitos turistas que visitam todos os anos a ilha para se deleitarem com a sua sumptuosa paisagem.

Um projeto da responsabilidade da Empresa de Eletricidade da Madeira, cofinanciado pela União Europeia, em 16,2 milhões de euros, através do Programa POPRAM III, que transformou a Central Hidroelétrica dos Socorridos num sistema reversível que permite tirar partido da sua capacidade energética em qualquer altura do ano e durante o dia nos períodos de pico, e assegurar que mais água esteja disponível para irrigação e abastecimento público. Isso foi possível mesmo em períodos secos dado as bombas funcionarem durante a noite e armazenarem a água que é utilizada durante o dia.

Quatro fases tornaram possível o desenvolvimento deste projeto:

A construção de um túnel entre o Covão e Campanário
- A construção de um reservatório em galeria em Socorridos
- A renovação de dois túneis já existentes
- A construção de uma estação de bombagem em Socorridos

 
Para votar basta clicar no botão "Eu voto nos meus projetos favoritos" (I vote for my favourite projects). O sistema aceita até três votos por pessoa. Os votos devem ser dados a diferentes projetos até 15 de novembro.
 
A Comissária para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, vai premiar os favoritos do voto do público na cerimónia Regiostars, que terá lugar a 17 de novembro em Évora.
 
 
 

 

 

Atualizado a 02 de novembro de 2022

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia