A Bordal aposta na internacionalização do Bordado da Madeira, com o apoio do Programa Operacional Madeira 14-20

A internacionalização da empresa Bordal e do Bordado Madeira, foi um dos projetos tornado possível com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Madeira 14-20. 

O projeto da empresa Bordal – Bordados da Madeira, lda assenta na consolidação, não só da marca a nível internacional, mas também da arte da produção do Bordado da Madeira. A aposta no digital, provou ser uma mais-valia, pois permitiu a expansão deste artigo para novos mercados e, à empresa, em altura de pandemia, manter os seus postos de trabalho e garantir atividade para as suas cerca de 400 bordadeiras. Entrevista com o sócio-gerente, João Vacas.

Custo total: 181.954,91€

Custo elegível: 170.125,00€

Montante do apoio: 88.598,99€

 

Em que consiste o projeto que foi alvo do apoio?

 O projeto a que nos candidatámos e concretizámos foi o Internacionalizar 2020 - Sistema de Incentivos à Internacionalização das Empresas da Região Autónoma da Madeira. Foi desenvolvido com o objetivo da internacionalização da marca Bordal, e que representa a contribuição para a manutenção e consolidação da internacionalização, não só desta marca, mas também da arte da produção do Bordado da Madeira. Representa igualmente a expansão deste artigo para novos mercados. Neste momento, a Bordal é a empresa pioneira no desenvolvimento de uma loja online com venda deste produto tradicional da ilha da Madeira. É uma empresa que aposta fortemente em termos de comunicação e desenvolvimento da sua marca. É importante manter em mente que o Bordado da Madeira é considerado uma arte que está a morrer, tendo em conta que por todo o mundo o conhecimento artesanal está a desaparecer com a diminuição das gerações mais antigas.

Outra razão para a internacionalização da marca Bordal será levar a cultura madeirense para o maior número de localizações no mundo. Dar a conhecer este modo de vida, esta parte da história, ainda viva, da ilha da Madeira, de Portugal e do mundo. 

Conte-nos o processo desde que surgiu a ideia.

Foi o ciclo normal da elaboração de um projeto desta natureza. Para além dos estudos económico-financeiros, foi a definição das estratégias de internacionalização através Plano Estratégico de Internacionalização da empresa e marca BORDAL – Bordados da Madeira, Lda.

Ao decidir seguir o caminho da Internacionalização de uma empresa, de uma marca e/ou de um produto, é imperativo (re)definir estratégias de atuação.  

Para definir uma estratégia de internacionalização para a Bordal, é indispensável para este processo, colocar as seguintes questões que servirão de orientação para a análise, e desenvolvimento e proposta de um Plano de Ações a serem aplicadas no futuro:

- Porquê avançar com a internacionalização?

- Como desenvolver este processo? 

- Para quem serão direcionadas as ações? 

- O quê e que ações serão desenvolvidas para internacionalizar a marca e/ou Produto e Serviços?

 

Qual a importância deste projeto para o presente e futuro da sua empresa?        

Embora sendo uma empresa artesanal, a Bordal sempre teve muita atenção às tecnologias de informação. O bordado e o processo de fabrico é que tem que ser artesanal, não a gestão que tem que ser moderna e atual. Sendo assim, a divulgação da empresa e dos seus produtos através dos canais digitais é fundamental para a manutenção e desenvolvimento da empresa e do negócio. Já o era antes da pandemia e então agora, creio que não há dúvidas nenhumas. Ou as empresas estão organizadas e têm uma forte presença na internet, ou estão condenadas ao fracasso.

Que opinião ficou da forma como decorreu todo o processo, desde a candidatura até à sua aprovação?

Como sabe todos estes processos levam algum tempo, pois a UE exige um conjunto de informações, elementos financeiros e outros requisitos que naturalmente consomem tempo e recursos na sua disponibilização. É assim em qualquer país da UE. É importante por isso, as empresas estarem devidamente organizadas e apoiadas por consultores ou empresas que ajudem a preparar estes dossiers e projetos. Mesmo assim, posso afirmar que o processo decorreu de forma célere, pois para além de estarmos minimamente organizados tivemos por parte das entidades envolvidas o apoio indispensável à sua concretização.

Se não fosse o apoio da União Europeia, teria avançado com o projeto, explique-nos o que teria mudado?

Como já afirmei a aposta no digital é fundamental para a manutenção e desenvolvimento do negócio. Naturalmente que o Apoio da UE foi indispensável para fazermos estes investimentos e preparar a empresa para os desafios atuais e futuros a que todos estamos sujeitos. Esta estratégia tem dado os seus frutos. Durante este último ano, foi muito difícil para todos nós, conseguir manter a empresa a funcionar minimamente e muito importante, conseguirmos manter os postos de trabalho bem como manter as nossas cerca de 400 bordadeiras em atividade. Tenho a certeza que se a empresa não tivesse a vertente online e acesso a estes programas certamente os resultados teriam sido outros. 

De que forma o IDR - Instituto de Desenvolvimento Regional, autoridade de gestão do PO Madeira 14-20, foi importante na concretização de todo o processo?

Naturalmente que foi importante, pois é a entidade gestora do PO Madeira 14-20 que fez a análise das necessidades das empresas da região e disponibilizou os programas e fundos necessários ao desenvolvimento da atividade económica regional.

Consideraria recorrer a novos apoios da União Europeia?

Certamente que sim. Nas atuais circunstâncias esses apoios são fundamentais. Creio que todas as empresas estão na expetativa do que vai surgir, em termos de projetos e apoios, pois a sobrevivência de grande parte das empresas está dependente destas definições.

Apesar de termos vivido um ano dramático e desmoralizante continuamos motivados e a desenvolver a nossa atividade, mas para isso são necessários projetos e apoios concretos para mantermos essa motivação e naturalmente a empresa a laborar.

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