Unidade de Gestão do Madeira 14-20 dá parecer favorável para aprovação de 101 candidaturas, com um investimento total elegível de 6,9 milhões de euros

No âmbito da 85ª Unidade de Gestão do Programa Operacional Madeira 14-20, obtiveram parecer favorável à aprovação 101 candidaturas, num montante total elegível de 6,9 milhões de euros, dos quais 4,6 milhões de euros correspondem à comparticipação de Fundos Comunitários.

As candidaturas submetidas à aprovação, são todas no âmbito do FEDER e de natureza privada, enquadrando-se nos seguintes sistemas de incentivos (SI) às empresas:

  • PROciência 2020, com 5 candidaturas aprovadas, cuja comparticipação fundo ascende a 2,3 milhões de euros. Este SI visa apoiar projetos que concorram para estimular a capacidade competitiva da economia regional através da dinamização de projetos em áreas estratégicas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D&I) nas empresas, entre empresas e as entidades que integram o Sistema Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (SRDITI) e as instituições do Ensino Superior, totalmente alinhados com os objetivos e as prioridades definidas no âmbito da RIS3 regional.
  • Valorizar 2020 - Qualificação e inovação das PME, com 2 candidaturas aprovadas, cuja comparticipação fundo ascende a 0,3 milhões de euros. Este SI pretende contribuir para o desenvolvimento de ações vocacionadas para a melhoria da capacidade competitiva das empresas regionais, com o propósito de consolidar o crescimento económico e acrescentar valor aos processos e aos bens e serviços.
  • Funcionamento 2020, com 2 candidaturas aprovadas envolvendo uma comparticipação fundo de 37 mil euros. Este SI destina-se a compensar os custos adicionais das empresas inerentes à condição de Região Ultraperiférica.
  • APOIAR.PT.Madeira, SI à liquidez das PME da RAM no contexto da pandemia COVID-19, que apresenta 92 candidaturas aprovadas, cujo cofinanciamento FEDER eleva-se a 1,9 milhões de euros. De realçar que este SI pretende preservar a liquidez das empresas, bem como o pagamento de rendas não habitacionais das micro, pequenas e médias empresas, que atuem em setores particularmente afetados pelas medidas de confinamento, decorrentes das medidas de proteção da saúde pública associadas à pandemia COVID-19.

Desde a sua implementação, o Programa Madeira 14-20, já aprovou 7.959 candidaturas, que absorvem 95% do montante Fundo programado, ou seja, cerca de 438,6 milhões de euros, de um valor global Fundo de 442,4 milhões de euros. Destas, 7.786 candidaturas foram aprovadas no âmbito do FEDER, ascendendo a 318,3 milhões de euros Fundo, o que representa uma taxa de compromisso de 102% da dotação programada, sendo que, as restantes 173 candidaturas aprovadas, no valor de 124,1 milhões de euros Fundo, foram cofinanciadas pelo FSE, tendo este Fundo já comprometido 82% da sua dotação prevista (151,9 milhões de euros).

Em anexo consta a lista de Operações Aprovadas na 85ª UG do PO Madeira 14-20.

Balcão 2020
Candidaturas Aprovadas
Regras de Comunicação
IFRRU 2020
Contactos Madeira 14-20
Linha dos Fundos