Saltar para o conteúdo principal da página

22-12-2011

Espaço Global nº 4 - Dezembro 2011

Nesta quarta Edição da Espaço GLOBAL destaque-se um conjunto de opiniões e de experiências de várias personalidades convidadas a colaborar nesta revista. Como convidado especial, contamos com a análise do Comissário Europeu para a Politica Regional, Johannes Hahn. Trata-se de um artigo que realça a importância das Regiões Ultraperiféricas, e em particular da Região Autónoma da Madeira, na União Europeia e a Estratégia da Europa 2020.

No capítulo dos Opinions Leaders apresentamos um conjunto de artigos de individualidades que se têm destacado nas várias áreas da realidade regional: energia, saúde, cultura, segurança, transportes e ambiente, apoio social e formação. Optámos por incluir também responsáveis de Instituições de solidariedade social pelo facto de neste ano se ter comemorado o “Ano Europeu das Atividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Ativa”.

Outros dois capítulos que merecem destaque, são o das Memórias e o dos Jovens. Quanto ao capítulo das Memórias, e porque estamos a comemorar os 25 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, a partir desta Edição iremos apresentar uma nota biográfica de personalidades que se tenham destacado na construção da União Europeia. Assim, e quanto a esta publicação iremos apresentar-vos uma sumula da vida de Jean Monnet, o verdadeiro mentor da Europa. Ainda neste capítulo, o Professor Virgílio Pereira é a personalidade convidada que nos escreve sobre a sua experiência como eurodeputado, que segundo palavras do próprio “constituiu uma etapa inesquecível da minha vida que me proporcionou vivências únicas e aprofundou as minhas convicções pró - Europa Comunitária”.

Relativamente ao capítulo dos Jovens, e porque para nós é importante dar também voz aos mais novos, apresentamos dois artigos escritos por jovens madeirenses. Um artigo escrito por Helena Gouveia Vieira, Mestranda em Estudos Europeus no Jean Monnet Centre of Excellence da Universidade de Salzburgo, Áustria, que apresenta um resumo do seu estudo sobre “O Programa Rumos e o Turismo - Impacto individual dos Programas de Desenvolvimento Profissional cofinanciados pela União Europeia”; e o outro escrito por Daniela Abreu e Tânia Santos, alunas finalistas da Escola ASAS da Fundação Monsenhor Alves Brás sobre “A importância do Fundo Social Europeu na Formação Técnico Profissional”.

Finalmente, no capítulo Último Espaço, disponibiliza – se ao leitor, um conjunto de informações acerca de outras iniciativas financeiras e do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da “Solidariedade entre Gerações” e, ainda, um registo dos momentos mais marcantes do ano 2011.

Atualizado a 23 de dezembro de 2011

   


Logotipo do Governo Regional da Madeira
Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
Certificate ID: PT 05 1371.0
Logotipo da União Europeia