Saltar para o conteúdo principal da página

31-01-2013

Aprovação de Projetos no âmbito do Programa Intervir+ 2007-2013

No dia 29 de janeiro, realizou-se a 62ª reunião com os membros da Unidade de Gestão do Programa Operacional Regional Intervir+ na qual foram analisadas um total de 72 candidaturas, sendo que sessenta e nove candidaturas obtiveram parecer favorável para aprovação, uma para revogação, uma para reprogramação e uma desistência.

Assim, no sector privado destaque-se três projetos do Sistema de Incentivos às Empresas - SIRE - Proj. Especiais, um designado por “Apetrechamento Tecnológico e criação plataforma WebServices de Gestão de Resultados”, da entidade AMAWEB - Atividades Informáticas, Lda., que tem como objetivo dotar a empresa de meios tecnológicos que se traduzem num fator diferenciador em relação aos concorrentes mais próximos, nomeadamente o Upgrade de recursos tecnológicos (hardware/software) que permitem proceder à localização e gestão de veículos, suportado pela tecnologia GPS (Global Position System) e por comunicações GSM/GPRS. Um segundo projeto designado por “Desenvolvimento de novos serviços e aumento da capacidade de gestão eprodutiva através da utilização de tecnologias inovadoras”, da Audiram, S.A., que visa materializar a sua estratégia de curto-médio prazo, que assenta essencialmente nos seguintes objetivos estratégicos: consolidar a sua presença no mercado, melhorar as condições físicas das instalações e dos postos de trabalho, alargar a utilização da infraestrutura tecnológica da empresa aos seus clientes, melhorar a eficácia e eficiência na prestação dos serviços, eliminar progressivamente a utilização do papel enquanto suporte de informação e assegurar a qualidade e a segurança do fornecimento da informação. A plataforma tecnológica deverá ser instalada numa infraestrutura redundante que irá garantir a continuidade do negócio, tendo sempre em consideração aspetos fundamentais como a capacidade de armazenamento de dados, a rapidez no processamento e no acesso à internet. E, outro projeto com o nome de “Mercearia gourmet composta por espaço de restauração com produtos exclusivamente portugueses/regionais”, da Provide Senses - Unipessoal, Lda., que tem por objetivo social a exploração de uma mercearia gourmet e de um restaurante. Com este projeto de investimento a entidade pretende dividir o espaço em duas áreas de prestação de serviços: uma de comércio de produtos gourmet e outra de restauração (onde para além do restaurante poder-se-á degustar os produtos comercializados na mercearia). Ainda, pretende criar uma marca “FUNCHO GOURMET” com a planta Funcho, associada a uma imagem com um design atraente e inovador, comercializando os produtos na mercearia e na confeção dos pratos e bebidas disponibilizadas no restaurante.
No Sistema de Incentivos às Empresas – Empreendinov, refira-se dois dos projetos aprovados. Um designado por “Empresa de animação turística que explora conteúdos associados à História e Cultura da Madeira”, da entidade CHOOSE FANTASY - Produção e Distribuição de Filmes para Animação Turística Unipessoal Lda., que visa desenvolver um conteúdo interativo multilíngue sobre a história da Madeira com projeção digital HD. É inovador nos serviços, pois o produto audiovisual irá não apenas proporcionar a todos aqueles que nos visitam uma visão global e épica sobre a história e cultura da Região, como também vai criar alternativas de serviços turísticos àqueles que terão pouco tempo de permanência na Região; e outro projeto por “Comercialização de produtos regionais em postos móveis”, da Lovetradition, Unipessoal, Lda., que tem como objetivo criar uma marca que presenteia os seus visitantes, unindo todos os pormenores característicos da Ilha da Madeira, tendo respeito à tradição como também à força da inovação, marcando dessa forma a diferença.
No sistema Incentivos às Empresas - Qualificar+, destaque-se o projeto “Modernização da estrutura produtiva”, da Vidrametro - Comércio de Artigos de Vidro, Lda., que pretende melhorar a sua estrutura produtiva através da ampliação das instalações e aquisição de maquinaria, sendo que, com a implementação do investimento, também pretende realizar duas certificações de qualidade (ISO 9001 e ISO 14000).

Quanto aos montantes envolvidos com as candidaturas que obtiveram parecer favorável para aprovação, o total elegível atinge os 16.242.331 euros, a comparticipação FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 1.671.250 euros e a contrapartida regional de 1.035.421 euros.

Assim, relativamente aos montantes globais aprovados desde o início do Programa até à data, o total elegível representa 648.493.459 euros, a comparticipação FEDER de 284.876.078 euros e a contrapartida regional ascende os 79.202.954 euros.

Atualizado a 31 de janeiro de 2013

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia