Saltar para o conteúdo principal da página

11-05-2018

"Misk" e "myPolis" vencem Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” da Comissão Europeia

Imagem alusiva ao conteúdo

Comissão Europeia distingue aplicação que recomenda restaurantes em menos de um minuto e plataforma interativa para melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos.

Misk” e “myPolis”: são os dois projetos de empreendedorismo premiados pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” 2018.

A “Misk” – distinguida com o Prémio “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” - desenvolveu uma aplicação que sugere restaurantes de forma imediata, a partir de recomendações de amigos e do perfil do utilizador. A app permite organizar os restaurantes favoritos e imperdíveis em listas que se podem guardar e partilhar instantaneamente quando os amigos pedem dicas. Permite ainda descobrir espaços recém-inaugurados em cada cidade e região, descobrindo o que os amigos estão a recomendar e recebendo sugestões personalizadas com base no perfil de cada utilizador.

A "myPolis" – distinguida com o Prémio Democracia Digital - é uma plataforma mobile que pretende trazer a participação política para o século XXI através da melhoria da comunicação digital entre políticos e cidadãos. Permite votar em propostas políticas e lançar desafios para a comunidade, criando um perfil de cidadania que incentiva a participação cívica dos cidadãos através de “gamificação”. A myPolis é um serviço SaaS para políticos locais, permitindo maior feedback do eleitorado e organização de orçamentos participativos. Pretende-se que esta solução chegue à maioria dos municípios europeus que ainda não possui plataformas de participação cívica digital.

Os dois prémios foram atribuídos por decisão de um júri de especialistas, nomeado pela COTEC.

A edição de 2018 do Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” apostou em projetos e ideias de empreendedorismo de base tecnológica e digital. De entre estes, deu especial relevo a soluções e inovações capazes de reforçar a capacitação cívica dos cidadãos ao criar, pela primeira vez, o Prémio especial Democracia Digital.

Em 2018, candidataram-se ao concurso 67 equipas de empreendedores provenientes de todo o país, das quais foram selecionadas 12 equipas finalistas para participar num processo formativo e de capacitação destinado a desenvolver os seus projetos e ideias de negócio.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal lançou mais esta edição - a quinta – do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” por considerar que é importante continuar a apoiar os empreendedores, capacitando e encorajando todos aqueles que querem desenvolver os seus projetos e ideias de negócio. Em paralelo, a Comissão pretende tirar partido de tecnologias e soluções digitais para suscitar e reforçar a participação cívica dos cidadãos e implicar os europeus no debate sobre as opções para a Europa do futuro.

Fonte: Boletim Informativo da Representação da Comissão Europeia em Portugal

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia