Saltar para o conteúdo principal da página

11-06-2019

Unidade de Gestão do Madeira 14-20 dá parecer favorável para aprovação a 2 candidaturas, com um investimento total de 2,9 milhões de euros

Imagem alusiva ao conteúdo

No âmbito da 52ª Unidade de Gestão do Programa Operacional Madeira 14-20, tiveram parecer favorável à aprovação 2 candidaturas, num montante total elegível de 2,9 milhões de euros, dos quais 1,6 milhões de euros correspondente à comparticipação de Fundos Comunitários (FEDER).

Na vertente FEDER dirigida a entidades públicas, foi aprovada uma candidatura, no montante de 1,4 milhões de euros, dos quais, 1,2 milhões de euros FEDER, inserida na PI 1.a. “Reforço da infraestrutura de investigação e inovação (I&I) e da capacidade de desenvolvimento da excelência na I&I, e a promoção de centros de competência, nomeadamente os de interesse europeu”.

O projeto “PlasMa: teoria e simulação avançada de plasmas relevantes para aplicações energéticas”, da responsabilidade da Universidade da Madeira, é dedicado à investigação de duas formas de descargas de gás em gases a alta pressão, que constituem subprojectos de I&D:

1 - Projeto Arco: interação plasma-elétrodos em descargas de arco de alta pressão, incluindo a erosão dos elétrodos;

2 - Projeto Streamers: disrupção e streamers de superfície em gases a alta pressão.

Os subprojectos serão desenvolvidos em colaboração com parceiros internacionais líderes nas suas respetivas áreas.

No âmbito dos Sistemas de Incentivos (SI), foi aprovada uma candidatura, no montante de 1,4 milhões de euros, dos quais, 425 mil euros FEDER, inserida no Inovar 2020 - Investimento empresarial em inovação produtiva. O projeto, da responsabilidade da NOBLEPASSION, LDA, visa a aquisição de equipamento de produção de novas embalagens de papel reciclado de fundo quadrado, incluindo um processo inovador para colocação automática na linha de produção das asas, tornando o saco mais resistente e de longa longevidade. Esta nova unidade produtiva vai ser única na região, permitindo reduzir as importações, maioritariamente do continente e da UE, gerando autossuficiência na região.

Desde a sua implementação, o Programa Madeira 14-20, já aprovou 3.296 candidaturas, que absorvem 86% do montante Fundo programado, ou seja, cerca de 346,8 milhões de euros, de um valor global Fundo de 401,2 milhões de euros. Destas, 3.171 candidaturas foram aprovadas no âmbito do FEDER, ascendendo a 232,9 milhões de euros Fundo, o que representa uma taxa de compromisso de 85% da dotação programada, sendo que, as restantes 125 candidaturas aprovadas, no valor de 113,9 milhões de euros Fundo, foram cofinanciadas pelo FSE, tendo este Fundo já comprometido 90% da sua dotação prevista.

Em anexo lista de Operações aprovadas na 52ª UG do Madeira 14-20.

Atualizado a 11 de junho de 2019

   

  • Transferir Anexocandidaturas aprovadas 52 Unidade Gestão
    Inserido a 11-06-2019
  •  


Logotipo do Governo Regional da Madeira
Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
Certificate ID: PT 05 1371.0
Logotipo da União Europeia