Notícias  |  Notícias

APROVADO PROJETO PO SEUR COM VISTA A REFORÇAR A SEGURANÇA NA LIGAÇÃO AO JARDIM DO MAR

03-12-2020

Foi aprovada, no passado dia 29 de outubro, uma candidatura ao Fundo de Coesão no valor de 14 M€ da Região Autónoma da Madeira, na sequência de análise e parecer do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), na qualidade de Organismo Intermédio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

O projeto Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas nas Escarpas Sobranceiras à ER223 - Troço Estreito da Calheta / Jardim do Mar - Fase B insere-se no Eixo II - Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos, tendo como prioridade de investimento fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofes.

As últimas intempéries que se abateram sobre a Madeira vieram acentuar a fragilidade do atual acesso ao Jardim do Mar. A presente operação, tem por objetivo o melhoramento da ligação rodoviária da ER 223 entre as povoações do Jardim do Mar e Paul do Mar ao Estreito da Calheta, ligação esta muito fustigada ao longo dos tempos pela queda de blocos provenientes dos maciços rochosos contíguos a esta estrada regional.

A intervenção a levar a efeito neste troço rodoviário, numa extensão total de aproximadamente 828m, 571m de troço serão cobertos através da construção de duas estruturas de proteção em consola em betão armado contra a queda de blocos. O primeiro troço entre o Túnel do Jardim do Mar e o pontão da Ribeira Funda, com o segundo troço entre o pontão da ribeira Funda e duas centenas de metros antes do entroncamento com a ligação ao Estreito da Calheta. A partir deste ponto, a plataforma ficará a céu aberto, local a partir do qual se fará a transição da largura da via do interior para o exterior da estrutura de proteção, onde, neste último local se manterão as dimensões transversais existentes. Na parte final do traçado, e ao longo de uma extensão de cerca de 114 m, será necessário fazer a estabilização dos taludes de escavação da estrada, uma vez que a queda de materiais rochosos para a base dos taludes pode colocar em risco a segurança rodoviária.

Ao longo dos últimos anos ocorreram inúmeros incidentes provocados pela queda de pedras e blocos sobre a estrada ou mesmo pela própria obstrução da estrada causada por "quebradas" das encostas sobranceiras que interromperam o tráfego e a ligação do Jardim do Mar com o resto da Ilha, ou ainda devido a deslizamentos de terras que bloquearam a estrada no troço da margem direita da Ribeira Funda e no troço sobranceiro à encosta sul da ilha. Deste modo, a redução da perigosidade aos riscos de derrocada das encostas sobranceiras à ligação rodoviária da ER 223 entre as povoações do Jardim do Mar e Paul do Mar ao estreito da Calheta será assegurada pelas intervenções a levar a efeito no âmbito da presente operação.

Código de Projeto:  POSEUR-02-1810-FC-000526 | Beneficiário:  Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas | Investimento Total: 14.387.834,12€ | Montante Elegível: 14.387.834,12€ | Comparticipação por Fundo de Coesão: 10.790.875,59 €, o que corresponde a 75% do valor elegível.

Atualizado a 03 de dezembro de 2020
   

Consulte também

Programa Madeira 14-20Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de RecursosMAC 2014-2020IFRRU 2020BeneficiáriosPublicitação Anual de ApoiosConcursos Públicos de Aquisição

Projetos Co-financiados

Promoção do Bordado Madeira e Artesanato Regional
Promoção do Bordado Madeira e Artesanato Regional
Rodape Logotipo do Governo RegionalCertificate ID: PT 05 1371.0Logotipo da União Europeia
Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM
Travessa do Cabido, 16 | 9000-715 Funchal
+351 291 214 000
idr@madeira.gov.pt
Horário de atendimento: 09h30-15h30
NEWSLETTER
Desejo receber a newsletter do IDR, IP-RAM no seguinte e-mail:

Email