Saltar para o conteúdo principal da página

15-12-2021

Instituto de Desenvolvimento Regional divulga o 19º Boletim Trimestral sobre a aplicação dos Fundos Comunitários na RAM

Imagem alusiva ao conteúdo

O Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM divulgou o 19.º Boletim Trimestral de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento na Região Autónoma da Madeira (RAM), publicação esta que tem por objetivo disponibilizar informação sobre a aplicação dos fundos comunitários na RAM.

A divulgação e a publicitação dos apoios concedidos pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI) constitui uma responsabilidade dos organismos de gestão e bem como dos beneficiários finais desses apoios, prevista na legislação comunitária e nacional. Esta obrigação visa informar os cidadãos sobre o papel da União Europeia (UE) no desenvolvimento económico e social e na redução das assimetrias regionais, alicerçado no esforço conjunto dos contribuintes europeus, através da divulgação dos projetos apoiados e dos seus resultados, bem como na promoção da transparência dos apoios concedidos.

Com esta publicação, o IDR, IP-RAM pretende de uma forma simples e acessível, com recurso à apresentação gráfica, facultar informação sobre a implementação dos Fundos da União Europeia geridos pelas autoridades regionais.

Performance da RAM face ao trimestre anterior

Neste 3.º Trimestre de 2021, face ao acumulado até ao trimestre anterior, destacam-se +41,6 M€ Fundo Comunitário aprovado (aumento de 4%) e +29,4 M€ Fundo Comunitário executado (aumento de 5%), representando um acréscimo de 4% na taxa de compromisso global (de 90% para 94%) e de 3% na taxa de execução global (de 61% para 64%).

Performance do PT2020 em 30/09/2021

O Portugal 2020 atingiu no terceiro trimestre de 2021 uma taxa de compromisso de 111% e uma taxa de execução de 65% (não incluindo os fundos Next Generation EU – REACT-EU).

Em anexo 19º Boletim Trimestral sobre a aplicação dos Fundos Comunitários na RAM.

Atualizado a 15 de dezembro de 2021

   


Logotipo do Governo Regional da Madeira
Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
Certificate ID: PT 05 1371.0
Logotipo da União Europeia