Saltar para o conteúdo principal da página

10-08-2022

Instituto de Desenvolvimento Regional divulga o 22º Boletim Trimestral sobre a aplicação dos Fundos Comunitários na RAM

Imagem alusiva ao conteúdo

O Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM divulga o 22.º Boletim Trimestral de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento na Região Autónoma da Madeira (RAM), publicação esta que tem por objetivo disponibilizar informação sobre a aplicação dos fundos comunitários na RAM.

A divulgação e a publicitação dos apoios concedidos pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI) constitui uma responsabilidade dos organismos de gestão e bem como dos beneficiários finais desses apoios, prevista na legislação comunitária e nacional. Esta obrigação visa informar os cidadãos sobre o papel da União Europeia (UE) no desenvolvimento económico e social e na redução das assimetrias regionais, alicerçado no esforço conjunto dos contribuintes europeus, através da divulgação dos projetos apoiados e dos seus resultados, bem como na promoção da transparência dos apoios concedidos.

Com esta publicação, o IDR, IP-RAM pretende de uma forma simples e acessível, com recurso à apresentação gráfica, facultar informação sobre a implementação dos Fundos da União Europeia geridos pelas autoridades regionais.

Performance dos Fundos Comunitários na RAM face ao trimestre anterior (com REACT-EU)

No 2.º Trimestre de 2022, face ao acumulado até ao trimestre anterior, destacam-se +22 M€ Fundo Comunitário aprovado (aumento de 2%) e +24 M€ Fundo Comunitário executado (aumento de 3%), representando um acréscimo de 4% na taxa de compromisso global (de 98% para 102%) e de 2% na taxa de execução global (de 72% para 74%).

Performance do PT2020 em 30.06.2022 – sem REAC-EU (Next Generation EU)

A performance dos Fundos Comunitários na RAM (76%), apresentava-se 1 p.p. acima da média do PT2020, que, em 30-06-2022, registava uma taxa média de execução de 75% (sem REACT-EU), com destaque para o Madeira 14-20, que apresenta uma taxa de execução superior em 5 p.p. (80%).

Atualizado a 21 de novembro de 2022

   

  • Transferir Anexo22º Boletim Trimestral de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento na Região Autónoma da Madeira
    Inserido a 10-08-2022
  •  


Logotipo do Governo Regional da Madeira
Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
Certificate ID: PT 05 1371.0
Logotipo da União Europeia