Saltar para o conteúdo principal da página

22-08-2022

Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos, SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS – #SMAL2022

Imagem alusiva ao conteúdo

Ao longo de todo o mês de setembro de 2022 a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos- Aprendências apresenta às instituições e organizações de todo o país, continental e insular, o desafio global de colaborativa e construtivamente, dinamizando localmente uma atividade cultural, desportiva, recreativa, social, etc., assinalando a relevância fundamental da Alfabetização e das Literacias como um determinante fator indutor de coesão territorial, de desenvolvimento social e económico, promotor de Felicidade e autoestima das pessoas e comunidades.

Assim, lembra as nossas comunidades do Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro) e da importância da Alfabetização, das Literacias e da educação permanente e ao logo de toda a vida ainda mais premente, hoje, face ao contexto de imprevisibilidade e mudança que vivenciamos.

Para tal, esta associação solicita, uma forte adesão de todas as entidades e instituições portuguesas: autarquias, juntas de freguesias, escolas, movimentos associativos, centros qualifica, centros sociais e paroquiais, centros cívicos, empresas, bibliotecas, museus, etc.

Da maior adesão, diversidade de atores territoriais e participação cívica se constroem contextos sociais amigos e favoráveis à aprendizagem ao Longo da Vida.

Por isso, o vosso contributo é fundamental.  Por tal, pedem a sua adesão a esta iniciativa.

É tudo muito fácil:

1 -      Decidir a atividade

2 -      Inscrever a pretensão e a atividade no link de georreferenciação das atividades, “mapa digital SMAL2022” – https://forms.office.com/r/M0Yyjza7is

3 -      Descarregar o template de “Cartaz SMAL 2022”, “ Setembro mês da Alfabetização e das Literacias”. Fazer os ajustamentos necessários ao cartaz (cf. “Explicação Cartaz Smal2022);

4 -      Dinamizar a(s) atividade(s) durante o mês de setembro.

Com o Alto Patrocínio de sua Ex.cia o Senhor Presidente da República, A iniciativa nacional #SMAL2022 termina com a conferência de encerramento, no dia 30 de setembro.

Atualizado a 22 de agosto de 2022

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia