Saltar para o conteúdo principal da página

16-12-2022

Axians e PO SEUR desenvolvem visita virtual à Barragem da Calheta

Imagem alusiva ao conteúdo

De forma a dar a conhecer este projeto junto da população, o PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) desafiou a Axians a desenvolver uma plataforma tecnológica diferenciadora e inovadora que possibilitasse ao cidadão interagir com este projeto co-financiado, anunciou esta entidade em comunicado ao SUPERCASA Notícias. A visita virtual pretende gerar o interesse imediato do público permitindo, de uma forma lúdica, dar a conhecer a obra de ampliação e transformação do aproveitamento hidroelétrico da Calheta, entre 2016 e 2021.


“Com a Axians, tivemos um parceiro que foi ao encontro das nossas expetativas e concretizou o projeto em tempo recorde: agarrou a ideia, adaptou-a a este tipo de tecnologia e apresentou um resultado bastante positivo”, afirma Paulo Silva, do PO SEUR reforçando a ideia de que o desenvolvimento deste projeto é “um exemplo para a Europa. Que tenhamos conhecimento, é a primeira vez, na área dos fundos comunitários, que um projeto foi divulgado com esta tecnologia imersiva”.


Com uma equipa multidisciplinar, a Axians desenvolveu uma história visual apelativa através de uma visita imersiva e atrativa, que segue o fluxo da água, desde a nascente, até ser transformada na eletricidade que abastece a população madeirense. De grandes dimensões e disperso geograficamente, o aproveitamento hidroelétrico reúne as condições certas para poder ser trabalhado do ponto de vista de uma visita virtual à Barragem da Calheta através de PC ou de smartphone.

Pedro Valente, Manager Consulting Services na Axians, realça a postura inovadora do PO SEUR em todo o processo e patilha com a redação do SUPERCASA Notícias que “ficámos muito orgulhosos do resultado final: qualquer pessoa que vê o vídeo e faz a visita virtual percebe o que foi construído, como funciona e o impacto que isso tem para as pessoas, para a economia, para a ilha da Madeira”.


Mais do que uma visita, o sucesso do projeto marca um momento de viragem na forma como são divulgados os projetos co-financiados pelo PO SEUR, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo de Coesão.


Fonte: SUPERCASA Noticias

Atualizado a 16 de dezembro de 2022

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia