Saltar para o conteúdo principal da página

04-05-2023

II Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu

Imagem alusiva ao conteúdo

Decorreu na manhã do passado dia 28 de abril, o II Encontro Regional de Jovens Embaixadores do Parlamento Europeu, uma iniciativa promovida pelo Europe Direct Madeira, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM (IDR, IP-RAM).

Este encontro reuniu os jovens embaixadores do Parlamento Europeu das Escolas Jaime Moniz, Francisco Franco, Cristóvão Colombo, APEL e Escola Básica e Secundária de Machico acompanhados pelos respetivos professores coordenadores do projeto.

A iniciativa teve início com uma visita ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s, seguido da Sé Catedral do Funchal, onde se fez a análise da aplicação de fundos europeus nestes locais.

O Encontro teve continuidade na Porta33 – Associação Quebra Costas Centro de Arte Contemporânea e contou com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e Maria João Monte, Presidente do Conselho Diretivo do IDR, IP-RAM.

Nesta ocasião e após sessão de trabalho em grupos, os jovens embaixadores apresentaram e debateram com os convidados as suas ideias sobre quatro temáticas específicas que trabalharam no local: fundos europeus, pacto ecológico europeu, eleições europeias e envelhecimento demográfico.

O projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu visa sensibilizar os alunos do ensino secundário para as questões europeias, a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus, incentivando igualmente a participação ativa nos processos democráticos da União Europeia.

Atualizado a 04 de maio de 2023

   




    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia