Saltar para o conteúdo principal da página

05-04-2017

Parlamento Europeu aprova ajuda de 3,9 milhões de euros à Madeira na sequência dos incêndios

Imagem alusiva ao conteúdo

O Parlamento Europeu (PE) aprovou, a 05 de abril, a proposta de mobilização do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) para prestar assistência a Portugal na sequência dos incêndios florestais na Madeira, em agosto do ano passado. O montante total da ajuda é de 3 925 000 euros. O eurodeputado José Manuel Fernandes foi o relator do PE sobre esta proposta.

A proposta de mobilização do FSUE foi aprovada em plenário por 681 votos a favor, 11 contra e três abstenções. Para além da assistência financeira a Portugal, esta prevê também ajuda ao Reino Unido, na sequência das inundações ocorridas entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, e a Chipre relativamente à grave seca sentida desde outubro de 2015 e aos incêndios de junho de 2016. O PE aprovou em paralelo o projeto de orçamento retificativo n.º 1/2017.

Esta é a primeira decisão de mobilização do FSUE em 2017. A fim de reduzir ao mínimo o tempo necessário para a mobilização do Fundo, esta decisão será aplicável a partir da data da sua adoção.

Contexto
 
Entre 8 e 13 de agosto de 2016, a ilha da Madeira sofreu grandes incêndios florestais, que consumiram uma área de 6 000 hectares. Resultaram na destruição de infraestruturas públicas essenciais, edifícios públicos, habitações particulares, estabelecimentos comerciais e explorações agrícolas.

No seu pedido de mobilização do FSUE, recebido pela Comissão Europeia em 21 de setembro de 2016, as autoridades portuguesas estimaram em 157 milhões de euros o montante total dos prejuízos diretos causados pela catástrofe. Uma vez que tal representa 3,84% do PIB da Madeira, superando o limiar de 1%, a catástrofe é considerada uma “catástrofe regional” na aceção do artigo 2.º, n.º 3, do Regulamento FSUE.

As autoridades portuguesas estimaram o custo das operações essenciais de emergência elegíveis em 7 347 milhões de euros, dos quais mais de 1 816 milhões de euros dizem respeito a custos de alojamento temporário e 1 756 milhões de euros a operações de limpeza.

A região afetada insere-se na categoria das “regiões menos desenvolvidas” para efeitos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) 2014-2020. As autoridades portuguesas manifestaram à Comissão a sua intenção de redistribuir o financiamento dos programas do FEEI a favor de medidas de recuperação.

Portugal solicitou o pagamento de um adiantamento, que foi concedido pela Comissão em 9 de novembro de 2016, no valor de 392 500 euros. Este montante foi pago integralmente.

Em conformidade com a prática passada, a Comissão propõe aplicar a percentagem de 2,5% dos prejuízos diretos totais, na medida em que se situa abaixo do limiar de Portugal para “catástrofes de grandes proporções”. O montante total da ajuda proposta ascende, por isso, a 3 925 000 euros.

O FSUE foi criado para apoiar financeiramente os Estados-Membros da UE e os países candidatos à adesão na eventualidade de catástrofes naturais. O Fundo foi criado por ocasião das graves inundações que assolaram a Europa Central no verão de 2002.

Fonte: Parlamento Europeu

Atualizado a 05 de abril de 2017

   


    Logotipo do Governo Regional da Madeira
    Logotipo do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional das Finanças
    Certificate ID: PT 05 1371.0
    Logotipo da União Europeia